dez coisas que voce precisa saber sobre alongamento stretching inspire lifestyle

Para algumas pessoas estes 10 itens serão meio chocantes, pois realmente são informações atuais e diferem de tudo que você já ouviu falar até hoje! A ciência e a tecnologia atual constataram os seguintes fatos:

1. Não devemos alongar antes de nenhum exercício físico.

Com a musculatura “fria” não é indicado alongar! Você pode distender a musculatura forçando-a e depois vai achar que se lesionou durante a atividade física. O importante é fazer um aquecimento, como por exemplo, caminhada, polichinelos, corridinhas leves (trotes), bicicleta, etc. No caso da musculação, você pode aquecer no próprio aparelho que você vai iniciar sua série fazendo umas duas séries de 15 ou mais repetições com pouquíssima carga, somente para aquecer a musculatura.

2. Se não tiver outro horário do dia, alongue ao final do treino.

Porém, com moderação fazendo apenas exercícios básicos. Quando a musculatura está aquecida, conseguimos alongá-la facilmente e às vezes até mais do que o normal, porém não force muito para evitar lesões!

3. Para quem treina hipertrofia muscular (aumento da massa muscular) não é recomendável alongar nem ao final do treino.

O treino de hipertrofia exige muito da sua musculatura, terminando o treino não faça alongamento pois vai interferir no seu resultado.

4. Nunca force demais a sua musculatura ao alongar.

Nossos músculos possuem um “controlador de tensão” chamado FUSO MUSCULAR que sofre um stress ao executarmos um alongamento. Quando você alonga e sente aquela dorzinha, é o fuso muscular que está te dando um sinal vermelho: PARE AGORA!! Se passar do ponto em que a dorzinha se torna incômoda, você pode se machucar!

5. O alongamento nada tem a ver com a famosa “dor do dia seguinte”. 

Já ouviu alguém falar: “estou dolorida do treino de ontem porque não alonguei!”. Essa dor que sentimos após um treino novo é uma dor de microlesões sofridas pelas fibras musculares durante o treino, portanto as fibras JÁ SOFRERAM as lesões e não tem mais jeito de não sentir a dor no dia seguinte, nem mesmo alongando.

6. Você pode alongar a musculatura que não foi utilizada no treino.

Exemplo, hoje você treinou apenas pernas, então, alongue os braços ao final do treino. Assim, nada irá interferir no treino feito! Se fez braços, ao final alongue as pernas. É uma boa dica!

7. “Faço musculação e por isso fico toda encurtada”.

Outro MITO! Fazendo musculação ou não, se o alongamento não fizer parte da sua vida, você vai ficar com encurtamento muscular de qualquer jeito!

8. Nadadores, corredores e, principalmente, atletas de fim de semana: parem de alongar antes do exercício!

É uma mania mundial você chegar no local do treino e já sair puxando o pé para trás, alongando quadríceps ou puxando o braço na frente alongando ombros. Já perceberam? Como se aquilo fosse mudar alguma coisa! Se mudar, será para pior, com certeza, assim como expliquei no item 1. O importante é o aquecimento!

9. O alongamento é muito importante para a vida.

Parece que até agora só falei mal do alongamento não é mesmo? #SQN !! Só expliquei que ele nada tem a ver com a atividade física. O dia que você quiser chegar na academia, treinar e ir embora sem alongar, não terá problema algum. Porém não podemos viver sem alongamento! Organize seu dia e inclua um treino de flexibilidade na sua rotina.

10. A falta de alongamento é responsável por 90% das dores que sentimos no dia a dia.

Portanto, faça no mínimo um treino de alongamento por semana, sendo que o ideal é de duas a três vezes! Reserve aquele horário do dia apenas para a prática de alongamento. Participe das aulas de 30 a 45 minutos de alongamento da academia que você frequenta, em um outro horário que não seja o do seu treino localizado. Praticando alongamento semanalmente, você estará se livrando de uma infinidade de dores e problemas musculares e estará melhorando sua qualidade de vida!

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{Foto via Huffington Post}