c_paris

Antes de você começar a ler esse post, preciso fazer uma séria advertência. É provável que você chegue ao final, desejando muuuito pegar o primeiro avião para Paris. Preciso te dizer. Só de escrever aqui, relembrar essa experiência, minha vontade foi de largar tudo e ir passar uma temporada por lá (com Julinha e Wagner a tiracolo, claro)! Rsrs!

Sim. Essa é uma daquelas experiências pra se ter algum dia na vida. Uma das coisas que sempre sonhei em fazer. E fiz. E conto aqui pra vocês. Alugar um apartamento em Paris. Andar pelas ruas da cidade, sem pressa e sem rumo. Experimentar a cidade luz, como um local. Não passei o tempo todo que eu desejaria, mas cumpri um desejo que o tempo (ou a falta dele) me deu. O tempo é inclemente. Passa rápido demais, teima em escapar por entre os dedos. E quando a gente se dá conta, a vida já passou. Então, o negócio é abraçar as oportunidades e ser feliz!

apartamento alugar paris blog minhafilhavaicasar 5

Fiz minha pesquisa com calma. Há dezenas de sites na Internet em que você pode achar apartamentos para alugar. Depois, falo melhor para vocês quais são os meus preferidos… Mas, uma coisa eu já tinha em mente. Queria ficar em um arrondissement bem central, pela praticidade. Afinal, era primavera, e o tempo estava convidativo para longas caminhadas. Queria explorar a cidade a pé. Concentrei minha busca entre o Marais, Saint Germain e o 1o arrondissement. Eu tinha uma quedinha pela Île Saint Louis, mas nunca poderia imaginar que encontraria lá um apê com preço mais acessível. Só que eu achei! E de cara pro gol, digo, para o Rio Sena! Aí foi demais para esse pobre coraçãozinho. Quando eu cheguei lá, só queria saber de ficar na janela, vendo Paris passar, desfilando suas vélos, suas listrinhas navy e todo o seu clichê, bem debaixo do meu nariz.

apartamento alugar paris blog minhafilhavaicasar  4

detalhes apartamento paris minhafilhavaicasar

O apartamento era um quarto e sala, com soluções espertas para driblar seu pequeno tamanho. Daquelas dignas da nossa seção “Grandes Dicas, Pequenos Espaços”, hehe! A cozinha era aberta para a sala, super compacta, mas tinha todos os apetrechos que uma aspirante a dona de casa parisiense poderia desejar. Agora, vamos combinar que o pé direito alto e os janelões contribuem e muito para deixar qualquer ambiente mais espaçoso! Ah, o sinal de wi fi estava incluso e me permitiu blogar remotamente, fácil, fácil. #vício

Apartamento alugar Paris inspireblog.minhafilhavaicasar.com 2

Apartamento alugar Paris inspireblog.minhafilhavaicasar.com 3

O quarto tinha vista para os fundos (vista para o Sena, não dá, né? Aí seria querer demais!), mas era aconchegante. Cama confortável, lençóis brancos limpinhos. O banheiro tinha um luxo: banheira de hidromassagem dupla. Vou te contar… Apartamento perfeito para uma lua de mel bem romântica, viu?

apartamento paris minhafilhavaicasar 7

E tudo isso por um preço muito, muito menor do que a maioria dos hotéis de categoria turística de Paris (não estou me referindo ao Le Meurice, naturalmente…). Geralmente, os quartos de hotéis em Paris são minúsculos (12 a 14m2 é a regra), sem nenhuma vista. Muitos com decoração de gosto duvidoso e fora do grande centro, ou em áreas lotadas de turistas (e você não é mais um turista, é um viajante, certo?). Ou seja, se sua pergunta é “Mas, e o custo benefício de alugar um apartamento em Paris?”, posso te afirmar que vale muito a pena, também em termos de economia.

Uma dica é abrir mão de apartamentos em prédios com elevadores. Geralmente, são mais caros. Nosso apartamento ficava no primeiro andar de um prédio sem elevador. Bom para gastar as calorias extras dos vinhos e macarons!

paris apartamento entardecer minhafilhavaicasar 2

Já fiquei em diversas localidades em Paris, mas a Île Saint Louis é imbatível. Literalmente, uma ilha de paz e quietude, no centro de Paris. Ela se conecta à Île de La Cité e às duas margens do Sena, tornando simples o acesso, tanto ao Quartier Latin, quanto ao Marais. Suas ruas estreitas são repletas de bistrôs, restaurantes charmosos, lojinhas simpáticas.

Como se não bastasse, há quem diga que o melhor sorvete de Paris, se toma por lá. Na Berthillon, que fica no número 29 da Rue Saint Louis en Île, a rua principal, que corta a ilha de um canto ao outro. Bom, mesmo, é degustar o sorvete, à beira do Sena, com a Notre Dame como testemunha do seu crime.

aluguel apartamento paris blog minhafilhavaicasar

apartamento alugar paris minhafilhavaicasar 14

O prédio típico parisiense. Sem elevador. O bonitão na janela é o meu maridinho, o Wagner.

apartamento alugar paris minhafilhavaicasar 10

Programão: namorar à beira do Sena, com vista para a Île de La Cité. Ao fundo, alguém toca um violão, uma garrafa de vinho… Precisa de mais?

apartamento alugar paris minhafilhavaicasar 11

E se você não se animar para jantar fora, em um das centenas de restaurantes bacaninhas da região, você pode sempre voltar pro apê. E encerrar a noite por lá, mesmo. Eu amo cozinhar e posso dizer que não fiz feio no nosso jantarzinho em “casa”! Rsrs! Salada fresquinha, com produtos comprados na feira, e linguinne com lagostins, camarões e shitake. #tireionda

comida paris blog minhafilhavaicasar 3

Pra não dizer que eu só falei de flores, um ponto negativo. Depois do jantarzinho romântico “em casa”, sobram as louças para você lavar. Também não há arrumadeiras, nem atendentes de hotel por perto. Você faz a cama e tenta manter o apê em ordem, por conta própria. Eu diria que é menos mal. Assim, você mantém seu elo com a realidade, o que facilita na hora de ter que voltar para a sua rotina. ;) Um dia, a gente tem que voltar, mesmo…