Outro dia estava passeando pelo meu, seu, nosso, queridinho Pinterest, quando, de repente, me deparo com uma cozinha toda trabalhada no mármore de cair o queixo! Seu design era tão contemporâneo e iluminado que me fez sair pesquisando feito uma louca – o que é bem comum, rs – por mais e mais inspirações.

Em muitas casas no Brasil, o mármore está presente na decoração, principalmente nas cozinhas, mas um dos mármores mais famosos e desejados é o Carrara, famosa pedra produzida numa cidade da Toscana, que dá o nome a ela. O mármore foi muito utilizado na época do Renascimento, mas continua fazendo presença em muitas casas por aí. ;)

O mármore Carrara ou Bianco Carrara é caracterizado por ser branco com ranhuras cinzas, simples detalhes que fazem a decoração de qualquer lugar super clean e elegante. Combinando com elementos de madeira e metálicos, o conjunto fica perfeito!

Tá vendo só? Adiciona várias uma luminária dourada ou de cobre, aí, minha amiga, é a cara da riqueza! <3

1

A pedra também pode ser um pouco mais acinzentada ou possuir poucas ranhuras ou até arabescos, o que traz mais sofisticação e exclusividade ao ambiente. O acabamento utilizado geralmente é o polido, ou seja, superfície completamente lisa e brilhosa. Mas, isso acarreta em uma desvantagem para quem quer usá-la como bancada da pia, pois comparando com o granito ou outras pedras sintéticas, ela é mais frágil e não é bom tê-la em um lugar que pode receber substâncias oleosas ou que tenham alguma cor. O polimento acaba deixando a pedra mais exposta às manchas. Se por acaso queira usá-la mesmo assim, nada de produtos corrosivos para fazer a limpeza, ok? Pano úmido basta, no máximo algum detergente diluído para tirar qualquer gordura da superfície. ;D

2

Ter uma pedra dessas como parte da decoração torna o resto mais fácil, pois com certeza, o destaque será todo dele!

Para ter alguns metros da pedra utilizada por Michelângelo na escultura Davi, você precisará pagar um preço bem salgado, pois é um dos mármores mais caros que existem (média de R$ 900,00 m², sem acabamentos). Se você não é da família Kadarshian, mas tem um troquinho pra gastar, tem a opção brazuca, o “Carrarinha“. Ele não é tão branco e nem vem da Itália, o que baixa bastante o custo (média de R$ 350,00 m²), mas deixa o ambiente com a mesma pegada clean do Carrara original.

3

Vai dizer que não é um sonho ter uma cozinha ou outro ambiente da casa com uma bela pedra dessas? #CoisaDeRycahEPhyna!

{Imagens via Arent&PykeBehanceMy DomaineCoco KelleyNordic LeavesT.D.C}