Sem grana para comprar uma cama nova? Que tal apostar nas camas feitas com pallets? Hoje, vamos mostrar, mais uma vez, que adotar esse material na decoração pode ser muito moderno e ainda contribui para a reutilização da madeira. (;

cama-paletes-decoracao-inspire-lifestyle 1

Só que, antes de mais nada… Achou um pallet? Faça a fumigação dele. Nome feio, né? Mas, tem muita utilidade, vai por mim! =]

Fumigação de pallets, o que é?

O pallet pode ser encontrado em n locais, mas antes de sair pegando por aí, você precisa ter o cuidado de tratar esse material, pois a procedência pode ser desconhecida e trazer algum tipo de praga pra dentro de casa. O ideal é que esse pallet seja fumigado (medida fitossanitária) para a desinfestação de possíveis pragas.

Outra alternativa é procurar os pallets já recuperados, que são comercializados, porque esses já estão prontos para fazer parte da sua decoração. Basta dar aquela inspecionada na hora da compra, ver se tem algo diferente na textura da madeira, para poder levar.

Tudo certo? Hora de montar sua cama! Depois do primeiro processo, agora vem a parte mais esperada: decorar!

cama-paletes-decoracao-inspire-lifestyle 2
Como montar a estrutura da cama

Meça o espaço que tem para colocar a cama, o tamanho de cada pallet e monte o mosaico. Geralmente, usa-se de 4 a 8 pallets, mas tudo depende do tamanho que você quer a cama e se quer que a madeira apareça como um degrau. E se quiser que ela seja mais alta, precisará de mais pallets para criar essa altura.

Outra forma de usar o pallet como base para cama, é colocá-los ao contrário (pé com pé) e criar um espaço para armazenar seus sapatos ou livros, caso não tenha espaço para sapateira ou estante. Otimização de espaço e material. (:

cama-palletes-decoracao-inspire-lifestyle1

Para que essa base não fique solta, é interessante colocar algumas plaquinhas de aço com furos e parafusar uma na outra para que não se mexam. Se não achar essas plaquinhas, pode usar os lacres metálicos, que são mais resistentes e ajustáveis na hora da instalação.

Se for prender duas bases, é mais interessante começar pela pintura para ter mais facilidade de pintar detalhes e depois prender uma peça na outra, colocar rodinhas e tudo mais…

Acabamento

Para algo mais moderno e clean, aposte na pintura. Veja como é seu ambiente, se deseja complementar ou contrastar com a pintura do quarto e depois, é pintar e finalizar o projeto!

A parte da pintura é opcional, vai da proposta da decoração. Se for mais rústica, é melhor deixar as peças cruas ou lixar mais um pouco para ficar com o aspecto bem envelhecido. Dá também para finalizar com verniz para um melhor acabamento.

Quando ela estiver montada no quarto, que tal colocar alguns pontos de iluminação entre as madeiras?  Fica superacolhedor quando as luzes principais apagarem.

cama-palletes-decoracao-inspire-lifestyle4
cama-palletes-decoracao-inspire-lifestyle2

Espero que tenham gostado das dicas! Invistam nessa decoração, que muda bastante o ambiente e ainda reduz o custo na compra de uma cama nova, o que cá entre nós, é ótimo! Rs. :D

{Fotos via Planete DecoThat Coffee House, The Style Files, Blood and Champagne, Bubbel Soda,  En Mi Espacio Vital, Agulhas e LinhasBabble, Oh So Lovely Obsessions, Homedit, Remodelista}