Em algum momento da vida, a maioria das pessoas chega a morar num apartamento pequeno, por opção ou necessidade. E com as moradias diminuindo cada vez mais, um dos cômodos que praticamente é “extinto” da casa é a cozinha. E aí, será que dá pra se virar nos 30 com tão pouco espaço? Claro que sim! Uma cozinha pequena pode ser charmosa e organizada, principalmente.

Confere com a gente essas dicas!

cozinha-pequena-inspire-lifestyle3

Geralmente, as micro-cozinhas já vêm no projeto como as famosas cozinhas americanas, que oferecem uma bancada para limitar o que é cozinha e o que é sala. Essa bancada dá a sensação de amplitude por não ter a parede tradicional fechando o ambiente, e ainda pode ser a “mesa” da casa, bastando investir em banquetas.

cozinha-pequena-inspire-lifestyle4

Quem tem uma micro-cozinha sabe o quanto é difícil organizar tudo sem amontoar a louça ou os alimentos em muitas prateleiras, dando aquele aspecto de bagunça generalizada. A solução de cara é pensar em móveis planejados. Só que sabemos que essa alternativa pode sair cara, ainda mais para quem não vai ficar muito tempo na mesma casa.

Uma saída é achar um marceneiro que possa fazer um preço melhor com móveis que se adaptem aos seus espaços, principalmente armários que fiquem abaixo da visão, seguindo a linha da pia e fogão. Quanto mais armários de linhas retas, sem muitos detalhes para não poluir a visão, melhor, pois nas paredes você poderá pendurar poucas coisas e assim, a sensação de bagunça não vai existir.

Agora, se a grana tá bem curta, pegue a trena, meça todo o espaço e vá em busca dos armários que poderão se encaixar certinho na cozinha. Opção não falta, só tem que ter paciência de achar um que caiba.

Claro, prateleiras são SEMPRE bem-vindas, mas deve-se ter cuidado para não sobrecarregá-las com muitos objetos. Tente colocar coisas que você mais usa, como os eletrodomésticos ou potes de tempero e principais mantimentos, como arroz, macarrão ou açúcar. São objetos usuais menores e não vão diminuir a amplitude do espaço.

cozinha-pequena-inspire-lifestyle2

Nas paredes próximas ao fogão,  tente pendurar alguns utensílios que você sempre usa para cozinhar, como frigideira, colher grande e até o faqueiro colado no ímã, que fica lindo e moderno. Você pode fazer uma parte de eucatex perfurado para pendurar os seus utensílios mais usados. Aí, é só colocar um gancho e tudo no ar!

cozinha-pequena-inspire-lifestyle1

Lembre-se, se sua cozinha é muito pequena, então ela precisa estar sempre com as bancadas e pia limpas, sem muita louça ou outros itens dando o ar da graça. Se você mora sozinho, rapidinho isso é resolvido, agora se tem mais gente, vale a lei do “sujou-lavou-guardou” para não deixar nada fora do lugar.

O bom de ter uma micro-cozinha é que você passa a ter muito mais noção do que realmente precisa para não acumular e deixar o ambiente um caos. Você terá o que realmente utiliza, deixando tudo organizado e sem exageros.

Tá vendo? E você aí reclamando de sua mini cozinha… Tudo tem seu lado positivo, hehe. ;)

{Fotos via Apartment TherapyVida OrganizadaHomedit, Minha Casa DecoradaMy ParadissiRenoTalk, Stylizimo, Apartment Therapy}