A decoração industrial já faz parte de vários projetos de casas e apartamentos. Esse estilo é inspirado nos famosos estúdios nova-iorquinos, que a partir dos anos 1950 predominavam, pois vários galpões viraram casas. Assim, para transformar um galpão não seria tarefa muito fácil, então, agregou-se a estrutura à decoração.

O ambiente com essa decoração, geralmente, é um lugar bem aberto, iluminado, com paredes com a estrutura aparecendo, como tijolos, tubulações, fios, bastante metal, que lembram realmente uma fábrica.

Mas não é por isso que deve ser algo que lembre trabalho, rs. O ambiente pode conter todas essas informações, mas ainda assim, ser aconchegante, alegre, moderno… do jeitinho que a gente ama. (;

Tendo isso em mente, hoje dá para acrescentar elementos na decoração de um ambiente que não necessariamente é planejado originalmente como industrial.

Quer ver como?

Iluminação

Uma das principais características desse estilo é que os objetos, na maioria das vezes, têm como cor base o cinza ou preto, o que já dá para combinar com outros elementos da decoração final. As peças mais fáceis de se utilizar nessa pegada, são as luminárias que podem ser aquelas estilo “Pixar”, clássica para mesa, ou as que têm a base longa para colocar no chão. Outra opção é utilizar pendentes sem a preocupação de fazer acabamento para esconder os fios, pois eles dão o toque final ao projeto.

decoração industrial

Ainda na iluminação, os trilhos para spot de luz são perfeitos, pois se na casa tiver alguns pontos para destaque, como fotografias ou quadros importantes, a luz poderá ser direcionada a esses lugares, dando um ar de galeria. Eles podem trazer uma característica forte da decoração industrial, que é deixar a tubulação elétrica aparente. Então, caso o local não tenha a estrutura à mostra, como nos tradicionais lofts, os trilhos cumprem bem esse papel na décor e não exigem tantos pontos elétricos para a instalação, o que facilita muito!

decoração industrial

Assentos

As cadeiras e banquetas de metal ou madeira ficam ótimas para usar na mesa de jantar ou na bancada da cozinha. Para sala ou quarto, já existem modelos lindos que apesar do material mais bruto podem ser complementadas com almofadas ou colchas, trazendo conforto para quem for usá-las. Isso vale também para as mesinhas de centro, que podem ter um design mais “pesado”, usando metal ou uma madeira mais rústica ou com acabamento mais simples.

decoração industrial

decoração industrial

Sustentabilidade | Pallets e tambores

Os pallets também podem fazer parte da décor, estando crus ou pintados com alguma cor. Servem como mesa de centro, estrutura pro sofá ou até como cabeceiras de cama.

decoração industrial

Outro objeto que pode utilizar, é o tambor de metal, sabe? Ele pode ser estilizado, pintado de preto, cromado e tem gente que curte estampar o logo de marcas que gostam e vira um bom aparador, fica um charme que só! Ah, por ser uma peça grande, ela não vai passar despercebida, então tem que pensar onde ficará para não errar.

decoração industrial

Tijolos aparentes

Você curte muito o tijolinho à vista, mas não quer quebrar as paredes? Simples, procure revestimentos de tijolinhos! Pode ser porcelanato, plaquetas ou até um papel de parede bem realista para todos que verem, achar que são realmente tijolos. Agora se for fazer uma mega reforma, já procure incluir os tijolinhos de verdade para ficar mais bonito. Do mesmo modo funciona com a madeira ou cimento queimado. Você pode decorar tanto as paredes quanto o chão. Geralmente, tons mais escuros que parecem estar envelhecidos e mais frios são ideais.

decoração industrial

Como o industrial remete ao estilo dos anos 1950 e 1960, peças vintage são muito bem vindas, podendo ser algo mais leve com cores ou rústico, com madeira ou couro. O equilíbrio aqui é essencial para não pesar demais.
Que tal ir a um brechó? Pode ser uma boa fonte de inspiração. (:

decoração industrial

Industrial + escandinavo

O estilo escandinavo combina demais com o industrial, pois é algo totalmente oposto, com objetos e cores neutras, paredes brancas e móveis minimalistas. Então, trazer elementos metálicos e grandes para esse ambiente é ótimo, pois preencherá, de forma harmonizada, o ambiente. Tijolos brancos, piso de madeira, pouca fiação aparente… Um pouquinho de tudo do que citei faz muita diferença e fica super moderno.

decoração industrial

decoração industrial

Industrial + boho

O boho é uma opção mais descontraída para combinar com o industrial, pois traz muuuitas cores. :D

Dizem que o estilo é ótimo para quem não consegue manter um padrão na decoração, incluindo vários elementos de outros estilos.
Geralmente, o boho possui muitas informações coloridas, então trazer elementos de cores mais sóbrias, como paredes e/ou chão de cimento queimado, móveis antigos de metal ou madeira rústica são boas opções para quem busca o equilíbrio.

decoração industrial

 

Uau! Quantas dicas e inspirações, não?! Agora fica fácil aderir elementos industriais na decoração da sua casa e espero que tenha curtido. Abuse da criatividade e mude seu cantinho. (:

{Fotos via: Livettes, Peach City, Coco Lapine DesignHome AdoreElaCasa VogueDecora brazilCoco Kelley, Paris in Four Months, Flos, Stylizimo, Hub PagesRevista GlamourArquitetura Popular, DesignspirationElleLa Maison Fou, EvidenzeOttoyannaDecor FacilLola Home,  Design TendênciaAll Things Thrifty}