De grão em grão a gente ajuda um montão, não é mesmo? E se tem uma coisa que a gente ama é ver projetos inovadores dando certo e gente que quer ajudar o próximo voando cada vez mais alto. Pensando nisso, profissionais de diversos estados se uniram em 2011 para criar o site Benfeitoria. A ideia do espaço é ter pessoas e instituições unidas para viabilizar, em crowdfunding, projetos de impacto social, cultural, ambiental e econômico, ajudando esses projetos a ganharem forma e virarem realidade de forma colaborativa. A ideia deu super certo e o grupo é vencedor dos prêmios IG Startups (jan/2012) e do edital Rio Criativo (julho/2011).

Com inúmeros financiamentos em andamento, o Benfeitoria viabiliza várias formas de ajuda através dos canais de cada participante. Um desses projetos que vem ganhando cada vez mais destaque, inclusive na mídia, é a campanha “Até onde você iria por uma mudança?”.

faz-bem-inspire-lifestyle-projeto-teto-brasil

Criada por um grupo de voluntários na sede carioca do TETO, a ideia da campanha é arregaçar as mangas e mudar a vida de 40 famílias que vivem em comunidades com condições precárias, construindo casas emergenciais de 18m² entre os dias 9 e 14 de julho, nos Trabalhos de Inverno deste ano. Através de um mutirão com voluntários e moradores das comunidades selecionadas, os embaixadores trabalharão em 6 dias, divididos em equipes para construir 2 casas em cada localidade, numa atividade de imersão onde dormem na própria comunidade e compartilham cada momento de transformação com os beneficiados.

Além de comunidades como Jardim Gramacho e Portelinha no Rio de Janeiro, a meta do TETO no Brasil é a construção de 192 casas. Os Trabalhos de Inverno acontecerão ainda em São Paulo, Paraná e Bahia e, para isso, o TETO busca a parceria de empresas que queiram viabilizar essas construções. Se você tem uma empresa e quer se tornar um parceiro, entre em contato pelo e-mail parcerias.rj@teto.org.br

Como ajudar?

Através de um financiamento coletivo, os 6 embaixadores dos Trabalhos de Inverno criaram suas campanhas no site Benfeitoria com a meta de construção de no mínimo 3 casas cada. As doações podem ser feitas a partir de R$35,00 e terminam no dia 15 deste mês. Para quem ainda não conhece, o site Benfeitoria tem uma regra de “tudo ou nada”. Ao término do prazo, caso a meta não tenha sido 100% atingida, todo o valor da arrecadação retorna aos benfeitores.

Mas o que é o Teto?

O TETO é uma organização multinacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias do mundo, com a ajuda da própria comunidade e de jovens voluntários. Com início das atividades no Chile, o TETO já está hoje presente em 19 países da América Latina e Caribe.

No Brasil, o TETO conta com 4 sedes, 30 comunidades de trabalho constantes, mais de 2 mil moradias de emergência e mais de 30 mil voluntários mobilizados. Para conhecer melhor o trabalho, acesse o site.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho assistindo ao vídeo:

{Fotos e vídeo: Divulgação}