dia das mulheres womens day inspire mfvc 3

2015 é o ano em que o feminismo passa a ser encarado com mais naturalidade e menos preconceito. Por mim, pelo menos, não sei por vocês. Acompanhamos Emma Watson, na campanha “He For She”, da ONU, que conclama os homens a se posicionarem a favor das mulheres e direitos igualitários para todos, independente do gênero. Assistimos a atriz Reese Witherspoon lançar a campanha “Ask Her More” nos tapetes vermelhos da última edição do Oscar. A estrela de filminhos bem “girlies”, as famosas comédias românticas água com açúcar, que tanto agradam o nosso gênero, exigiu que os jornalistas fizessem perguntas mais relevantes, que valorizassem mais a inteligência e realizações de artistas do sexo feminino.

#heforshe #askhermore

Essas duas moças quebram com os estereótipos de feministas. Não são xiitas queimadoras de sutiãs. São mulheres como a gente (com um pouco mais de glamour e fama, talvez, ok…) que ousaram levantar sua voz, para exigir direitos iguais para as mulheres e homens. E acabaram por ganhar a simpatia de mulheres que se enquadram mais num “feminismo paz e amor” (permitam-me a alusão ao termo “Lulinha paz e amor”, em livre referência ao ex-presidente sindicalista, outrora barbudo nervosinho e sobressaltado, que ressurgiu cândido, em uma versão mais soft, mais branda, mais palatável). Os exemplos dessas mulheres nos fazem perceber que, para ser feminista, não é preciso escolher um lado. Você não se posiciona contra os homens. Mas, sim a favor de equidade, de igualdade de direitos.

Feminismo é a nocão radical de que mulheres são pessoas. – Cheris Kramarae

Não à competição

Já eu, vou adiante, e digo: é tempo de nós, mulheres, pararmos com as picuinhas, fofocas, comparações e julgamentos. É tempo de nos unirmos, de nos apoiarmos, de nos fortalecermos, de nos empoderarmos.

Não. Meu corpo não é melhor do que o seu. Minha bolsa não é mais chique do que a sua. Você não tem menos celulite do que sua vizinha. Seus filhos não são mais bem educados do que os meus. Meu parto normal não valeu mais do que a sua cesárea. Nem a sua amiga foi menos mãe porque não quis amamentar. Chega disso tudo. É cansativo demais ter que viver para agradar a todos e cumprir expectativas fúteis. E desvirtua a nossa atenção do que é essencial, vamos combinar. Se tão somente pudéssemos nos aceitar, primeiro a nós mesmas, e depois umas às outras, com menos cobranças e mais tolerância, já estaríamos a caminho de algo.

dia das mulheres womens day inspire mfvc 2

Mulheres são criaturas notáveis. Somos amorosas, ternas, compassivas e empáticas, por natureza. Junte esses atributos a uma mulher fortalecida, livre de amarras e pré-conceitos, que exerce um papel relevante na sociedade. Uma mulher assim pode fazer uma verdadeira revolução. E várias mulheres empoderadas e unidas podem, juntas, mover o mundo. Não é clichê. Isso é algo em que eu realmente acredito.

Uma nova mentalidade

Com isso em mente, quero criar minha filha para ser forte e corajosa. Quero que ela seja livre, confiante, cheia de amor próprio e segura de si. Que ela sonhe alto. Que saiba que não precisa se encaixar à ditadura de padrões estéticos aceitáveis para ser feliz. Quero criá-la para ser compassiva e amorosa também. Quero ensinar meu menino a ser justo, respeitoso, a valorizar as mulheres.  Meu filho não vai ser menos homem se não cantar toda e qualquer garota que atravessar o caminho dele, se souber a hora de parar quando ouvir um não, se dividir as tarefas em casa. Quero quebrar paradigmas e não repetir os padrões machistas que nortearam a minha criação e todas as gerações antes de mim em minha família. Quero que meus filhos vivam em um mundo melhor, mais igualitário. É utopia, sim, talvez. Mas, a mudança pode começar a partir de mim, da minha família.

dia das mulheres womens day inspire mfvc 1

Empoderamento

Interessante que, muito antes de qualquer movimento feminista, a Bíblia (livro que eu amo) já advogava sobre o verdadeiro valor da mulher. E meu desejo, nesse Dia das Mulheres, é que se levante uma geração de mulheres conscientes da sua estima perante os olhos de Deus e perante os olhos dos homens. Minha oração é para que você se vista de dignidade e de uma força sublime. Que não tema o amanhã, mas que sorria e tenha o coração confiante, cheio de alegria. Eu oro para que você e todas as nossas irmãs ao redor do mundo não sintam medo, não sejam coagidas, violentadas ou agredidas. Mas, tenham a fé renovada e a esperança de uma caminhada diária com Jesus. Eu oro para que os homens vejam as mulheres como Deus nos vê. Eu espero, de coração, que você se sinta bem com você mesma, que você seja você. Você é linda do jeito que você é. Você é capaz de coisas grandiosas.

dignidade 2

Quer motivar mais alguém hoje, nesse Dia das Mulheres? Então compartilha esse texto com suas ‘sisters’! #girlpower Você também pode clicar em cada imagem desse post, salvar e compartilhar no Instagram, Facebook… Vamos nos unir, mulherada! =)

Mostre também amor e encorajamento para suas amigas aqui nos comentários, viu? Estou esperando para ser inspirada por você também. ;)