historias do blog

O Natal está chegando e você vai reunir a família para uma grande ceia. É seu primeiro Natal na casa nova e você quer fazer bonito. Todo mundo confirmou presença. Até aquela sua tia super detalhista e a sua sogra, que “quase nem repara em nada”, hehe. Você vai trabalhar, inclusive, na véspera de Natal e deve chegar tarde em casa, a tempo apenas para os últimos preparativos. Nos próximos dias, vai ser um corre-corre só com a compra de presentes, compra de itens para a ceia… Para os comes e bebes, você até já deixou tudo esquematizado. Mas, está sem ideias para a decoração da mesa da família. Quem aqui se identifica? o/

Então, amiga, esse post é para você! Aqui vão nossas sugestões para você decorar a mesa da família e encantar a todos na ceia de Natal, usando muitos itens que já tem em casa e sem gastar muito.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3270

1. Aposte em uma base neutra. Comece a compor a decoração da mesa por uma toalha branca, simples. Nem precisa investir em uma toalha com motivos natalinos. Uma toalha branca bacaninha de algodão, ou linho, é super versátil. Assim, ao longo do ano, você fica com menos coisas de Natal para guardar.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3202

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3243

2. Da mesma forma, aproveite suas louças brancas. Já falei algumas vezes aqui no blog que um bom conjunto de pratos brancos é um must have da lista de presentes de qualquer noiva ou recém casada. Perfeito para receber bem em qualquer ocasião.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3190

3. Agora, acrescente cor à sua decoração. Guardanapos de tecido xadrez vermelho são uma boa pedida para um natal nas cores tradicionais. Mas, você pode usar as cores que desejar, ou mesmo, também, guardanapos de papel bonitinhos.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3178

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3219

4. Marque o lugar de cada convidado com uma mini guirlanda de alecrim e um pauzinho de canela, amarradinhos com barbante vermelho e branco. Além de ficar uma graça, é um arranjo barato, fácil de fazer e que tem um aroma delicioso.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3259

5. Faça um arranjo natalino para enfeitar o centro da mesa. Compre galhos com frutinhos vermelhos e coloque-os em potes de vidro reciclados, de forma despojada. Arremate a composição com gravetos, pinhas, paus de canela, nozes, e frutas, como maçã e romãs.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3256

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3264

6. Velas também dão um toque acolhedor à festa. Você pode usar candelabros tradicionais, colocar velas dentro de potinhos de vidro, ou ainda, fazer algo mais elaborado, se sobrar um tempinho. Aqui, a gente pediu para a Florisbela nos ajudar a criar esses arranjos com velas. São vasinhos brancos de cerâmica, com espuma floral no seu interior. Você pode encaixar raminhos de pinheiros, ou outros galhinhos verdes, e no meio, uma vela compridinha. Está pronto o seu arranjo com vela! Depois, você pode aproveitar os vasinhos em outras composições futuras.

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3177

7. Foque nos detalhes, para arrasar! Que tal enfeitar algumas cadeiras com um laço xadrez? São detalhes assim que fazem um grande efeito…

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3196

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3168

8. Use a criatividade! Você também pode pendurar um laço, ou uma guirlanda, no teto, sobre a mesa. Fica lindo!

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3252

9. Abuse de elementos tradicionais do Natal. O tradicional festão com ramos de pinheiro é uma graça. Esse aqui foi feito com ramos de verdade, pela Florisbela, e nós o enchemos de luzinhas! Mas, nada impede de você usar um artificial. Arrematei o meu com um laço, arrumei ele direitinho sobre a minha cristaleira/estante e deixei a sala de jantar com um clima super acolhedor de Natal!

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3223

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3240

decoracao natal blog minhafilhavaicasar-3238

 10. Relaxe e aproveite seu Natal em família!

Espero que vocês tenham curtido essas dicas para decorar a mesa para a ceia de Natal e fazer bonito para receber a família! Contagem regressiva para a festa mais feliz do ano, galerinha! ;)

Beijinhos e um Natal de muita paz, cheio da presença de Jesus!

Mais ideias para decorar a sua casa para o Natal, você encontra aqui.

{Styling e fotos: Minha Filha Vai Casar; arranjos florais, festão de ramos de pinheiro: Florisbela}