No mês de novembro de cada ano, Movember é responsável pelo surgimento de bigodes em milhares de rostos de homens em todo o mundo (os chamados Mo Bros). O objetivo da campanha é angariar fundos vitais e sensibilizar a população, no que diz respeito a saúde masculina, mais especificamente sobre o câncer de próstata e outros cânceres que afetam os homens. Não importa o país ou a cidade, Movember trabalha para mudar os hábitos e atitudes que os homens têm em relação a sua saúde, aumentando assim as chances de uma detecção precoce. Leia mais sobre o assunto aqui.

Mas as mulheres não ficam de fora desta bela iniciativa não! Existem também as Mo Sistas, que nada mais são do que mulheres que se inscrevem para apoiar os homens de suas vidas, ajudando na conscientização da população e na captação de recursos para a nobre causa.

Desde seu humilde início em Melbourne, Austrália, em 2003, o movimento cresceu e se tornou um movimento verdadeiramente global, inspirando mais de 1,9 milhões de Mo Bros e Mo Sistas em todo mundo, mas ainda há muito a ser feito. Todos os recursos arrecadados são direcionados para programas executados pela Cancer Association of South Africa (CANSA).

Tendo o bigode como símbolo, Movember pretende continuar provocando conversas e disseminando a conscientização sobre a saúde masculina a cada ano. Até agora, pelo que eu saiba, nenhum país da América do Sul se engajou na campanha, mas acho que já está mais do que na hora!

O efeito Movember: pesquisa, sensibilização, educação e sobrevivência.

Se engaje também nesta causa!