Se você é um amante inveterado do chocolate, com certeza vai gostar desta receita de mud cake (bolo de lama), que nada mais é que um bolo de chocolate coberto com ganache de chocolate. Vamos a receita?

Ingredientes

250 g de manteiga sem sal

180 g de chocolate meio amargo

1 colher (sopa) de café solúvel

100 ml de leite integral

2 copos de farinha de trigo

2 ½ colheres (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

½ copo de cacau em pó

1 ¼ copos de açúcar

4 ovos

1 colher (chá) de baunilha

150 ml de creme de leite

Suco de ½ limão

Ganache

300 gramas de chocolate meio amargo

100 ml de creme de leite

50 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo

1º) Numa tigela, misture o creme de leite com o suco de limão para fazer um buttermilk caseiro. Deixe repousar por no mínimo 15 minutos. Você pode fazer isso de véspera. Preaqueça o forno a 160º. Unte uma forma de fundo removível de 25 centímetros, com manteiga, forre o fundo com um pedaço de papel manteiga também untado, e polvilhe tudo com farinha de trigo.

2º) Numa vasilha, ponha a farinha, o cacau e o açúcar e misture. Adicione à mistura, o chocolate derretido e incorpore-o usando uma espátula. Junte os ovos, a baunilha e o buttermilk (conhecido por aqui como leitelho). Misture até ficar homogêneo. Coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 70 minutos ou até que uma faca saia seca, porém levemente úmida, do centro do bolo. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de desenformar.

3º) Enquanto o bolo esfria, ponha os ingredientes do ganache numa tigela e leve ao micro-ondas para derreter por 1 a 2 minutos em potência alta. Depois de derretido, misture bem e deixe esfriar um pouco. Quando o chocolate estiver morno, leve-o à geladeira por uns 10-20 minutos para que endureça um pouco e fique cremoso o suficiente para ser passado no bolo com uma faca ou espátula.

Delicie-se!

{Receita adapatada do Delicious Magazine}