Para quem não sabe, esta sobremesa, que nada mais é do que um um suspiro incrementado, foi feita em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova (por isso o nome), na década de 20, durante sua passagem pela Nova Zelândia e Austrália. O merengue fica com uma crosta crocante e o interior, macio e leve. Na versão original eles usam chantilly e frutas azedinhas como morango, framboesas, kiwi ou mirtilo para acompanhar, mas você pode usar a fruta que preferir. Pode servir em porções individuais ou fazer um grandão para cortar e encher os olhos dos comensais. Você decide!

Rendimento:  6 discos de 8cm ou 1 disco de 20cm

Ingredientes

Pavlova 

4 claras

1 xícara (chá) de açúcar

raspinhas de 1/2 limão

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (café) de amido de milho

1 pitada de sal

80g de farinha de amêndoas (nozes ou avelãs – opcional)

Ganache

200g de chocolate meio amargo picadinho

200ml de creme de leite uht

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de licor ou conhaque (opcional)

Modo de preparo

Ganache

1º) Aqueça o creme de leite e a manteiga numa panelinha, sem ferver.

2º) Deite o creme de leite sobre o chocolate picadinho. Deixe-os descansando por 5 minutos e então mexa vigorosamente para derreter todo o chocolate. Se não derreteu 15 segundinhos no micro resolve!

3º) Junte o mel e o licor e mexa bem. Leve a geladeira por 15-20 minutos ou deixe esfriando por 2 horas antes de usar.

Pavlova

1º) Preaqueça o forno a 130°C (se no seu forno o mínimo é de 180°C, se conforme pois ele vai ficar mais moreninho). Forre uma assadeira com silpat ou papel manteiga.

2º) Na batedeira misture as claras com o sal e bata em velocidade média até fazer picos moles. Adicione o açúcar as colheradas (vai com calma para as claras absorverem todo o açúcar). Continue batendo agora em alta velocidade até que as claras estejam bem brilhantes e formando picos firmes. Não bata demais!

3º) À mão, com a ajuda de um fouet, incorpore as raspinhas de limão, o limão, o amido de milho e a farinha de amêndoas. Mexa delicadamente e apenas o suficiente para agregar toda a massa.

4º) Faça círculos de 8cm de espaço de 5cm entre cada um com uma leve depressão no centro para depois poder acomodar as frutinhas e o ganache. Se quiser faça um molde no papel manteiga para que os círculos saiam mais certinhos. Leve para assar por 30-40 minutos. Desligue o forno e deixe lá dentro até esfriar.Depois de frio, pode ser guardado em um local fresco e seco por até 2 dias.

Montagem

Pegue o suspiro, preencha o centro com ganache e enfeite com morangos fatiados. Sirva imediatamente para que o suspiro não murche.

{Via Fofurices}