Animação total por aqui com tanta coisa pra fazer pela nossa Cidade Maravilhosa durante as Olimpíadas! Mesmo que você não tenha adquirido nenhum ingresso para os Jogos, o que não falta é atividade gratuita para ir com a família e amigos. E que clima gostoso está a cidade!

Hoje, eu e Ju vamos conhecer várias casas. Bem, esse é o plano, hehe, mas, nunca se sabe se vamos a tantas assim, por causa das crianças. Então, nos acompanhem pelo Snapchat (estamos lá como inspireblog) ou pelo Instagram (@bloginspire_lifestyle e @bloginspire_moms), que mostraremos tudo por lá.

Já compartilhamos tudo sobre as casas dos países e os hot spots na Zona Sul, agora é a vez de reunirmos todas as dicas e informações para o Centro e arredores – desde as casas temáticas dos países até o Boulevard Olímpico e suas belíssimas atrações.

Vem com a gente?

Boulevard Olímpico

praca maua museu do amanha inspire lifestyle

Batizada de Boulevard Olímpico, a orla do centro do Rio receberá mais de 80 shows durante o período da Olimpíada. Além dos shows, há a transmissão dos jogos e várias atrações ao longo dos live sites – áreas oficiais de convivência de torcedores.

=> Eu já fui lá na semana passada, no início da noite, e fiquei simplesmente a-pai-xo-na-da e com gostinho de quero mais! Quero voltar muitas, muitas vezes, até mesmo depois das Olimpíadas. Como nesse dia eu queria ir direto para a Praça Mauá conhecer o Museu do Amanhã, peguei o metrô até a Cinelândia e de lá, peguei o VLT até a estação do museu. O centro da cidade é outro, está tão lindo! Mas, para quem quer conhecer o Boulevard Olímpico como um todo, o bacana é ir de tênis e passar o dia todo por lá, andando pelo calçadão de três quilômetros que liga a Praça XV à Zona Portuária – tem muito o que fazer e ver na orla do centro!

Painel de grafite Etnias

Próximo ao Palco Amanhã, está exposto ao público o maior painel de grafite do mundo, feito por Eduardo Kobra.

20160725_CO_POR_KOBRA_GRAFITE_LV

Pira Olímpica

A maior atração do Live Site estará, pela primeira vez, fora de um estádio olímpico. Ela estará montada em frente à Igreja da Candelária, no Centro, para muitas fotos.

pira olimpica candelario rio 2016 inspire lifestyle

Maquete de lego do Rio de Janeiro

Do estádio do Maracanã ao Parque Olímpico, 25 ícones são representados pela maquete feita com quase 1 milhão de peças de Lego. Ela se encontra na Orla do Centro, em frente à Igreja da Candelária, de 10h às 23h.

maquete-rio 2016 inspire lifestyle

Fogos de Artifício

Todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício atrás do Museu do Amanhã.

Balão Panorâmico e Bungee Jump

Outras atrações que estarão no Porto Maravilha abertas ao público são um balão panorâmico, onde os visitantes poderão conferir a vista da cidade a 150 metros de altura, e um Bungee jump.

Rio Showcase

Onde?

Rua Rodrigues Alves, 303, Gamboa

Quando?

1º a 21 de agosto, de 10h às 19h.

Por que visitar?

Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Conde), o primeiro pavimento do Rio Showcase será aberto ao público – que poderá encontrar um panorama do turismo e da cultura do estado, além de atividades de patrocinadores do evento.

NBA House

boulevard-olimpico-nba-house inspire lifestyle

Onde?

Armazém da Utopia (Boulevard Olímpico – Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto)

Quando?

De 12 a 21 de agosto, das 10 às 20h.

Por que visitar?

A NBA House será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil metros quadrados, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Casas dos Países | Centro e arredores

Casa Austrália

Onde?

Centro de Convenções Bolsa do Rio (Praça XV de Novembro, 20, térreo, Centro).

Quando?

De 6 a 12 de agosto, de 11h às 19h. Já encerrada.

Por que visitar?

Organizado pela Comissão Australiana de Comércio e Investimentos (Austrade) no Brasil, o local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país. Veja a programação.

Casa Brasil

Onde?

Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa.

Quando?

 4 de agosto a 18 de setembro, de 10h às 20h.

Por que visitar?

Turistas estrangeiros têm aqui um espaço para entender a cultura local, com oficina de preparação de café e degustação de chocolate, cachaça e vinho. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Haverá simuladores de realidade virtual e esportes para crianças.

Casa Colômbia

Onde?

Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro).

Quando?

De 4 a 21 de agosto e de 5 a 18 de setembro, de 10h às 20h.

Por que visitar?

O país organiza sua primeira casa temática em Jogos Olímpicos com degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó – e também deixa como legado reformas no Centro Cultural do Ministério da Saúde, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade.

Casa da Finlândia

Onde?

Casa França Brasil (R. Visconde de Itaboraí, 78, Centro).

Quando?

13, 14 e 20 de agosto, de 10h às 18h; 21 de agosto, de 10h às 16h.

Por que visitar?

Funciona apenas nos finais de semana e promove um Natal fora de época com a visita do Papai Noel vindo diretamente da Lapônia. Conhecido pela excelência na educação, o país terá uma escolinha para crianças e suas famílias conhecerem mais sobre a cultura finlandesa.

Tokyo Caravan (Japão)

Onde?

Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro)

Quando?

De 18 de agosto a 7 de setembro, de 12h às 19h. Fechado às segundas.

Por que visitar?

Reúne projetos desenvolvidos por japoneses, como o artista Katsuhiko Hibino e o dramaturgo Hideki Noda. O primeiro organizou uma mostra com trabalhos feitos durante sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. O segundo traz o resultado de um workshop cultural com artistas japoneses e brasileiros. Uma terceira exposição mostra os encantos turísticos da capital japonesa.

Casa México

Onde?

Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, Centro).

Quando?

De 3 de agosto a 15 de setembro, de 10h às 17h30.

Por que visitar?

Uma exposição de arqueologia chamada “A Magia do Sorriso” e outra infantil inspirada em Frida Kahlo são os destaques do espaço mexicano, que fica aberto até os Jogos Paralímpicos. Haverá uma área reservada para recepção dos atletas, comemoração de medalhas e coletivas de imprensa.

Casa de Portugal

Onde?

Navio Escola de Sagres, Cais da Portuguesa (Ilha das Cobras, próximo à praça Mauá, Centro).

Quando?

De 3 a 22 de agosto, de 10h às 23h.

Por que visitar?

Os portugueses estarão sediados em um “barco temático”, o Navio Escola Sagres, de 1937, que atravessará o Atlântico para os Jogos fazendo paradas em Cabo Verde, Recife e Salvador. Aqui, contará um pouco da história do país, que se mistura com a trajetória brasileira.

Outras atrações

Em toda região do Boulevard serão realizadas diariamente performances de artistas de rua. Outra intervenção que está programada é a projeção no Edifício “A Noite”, criando imagens que liricamente misturem a cidade com os Jogos Olímpicos, usando recursos em 3D para criar ilusões de ótica. Ela acontecerá das 20h até meia-noite.

gael-boulevardolimpico-live-site-retrato0801 rio 2016 inspire lifestyle

Para conferir a localização exata de onde todas as atrações e a programação completa, vá no site do Boulevard Olímpico ou aqui.

E aí, o que vocês vão fazer aqui no Rio durante as Olimpíadas??

{Fontes e imagens: Rio 2016, Cidade OlímpicaGuia da Semana, G1, Viaje na viagem, Veja Rio}