Ser carioca é um estado de alma. Tem mais a ver com um estilo de vida todo próprio, do que com a naturalidade ou mesmo o domicílio. Por isso, pra celebrar o carioca way of life, damos início à serie #SoulLocal, com um guia especial da nossa Cidade Maravilhosa. Nela, vamos reunir informações preciosas, coletadas por locais, para locais. Um insider’s guide com os nossos “bizus” (No nosso dialeto: dicas! Hehe!), para você se aventurar pelo Rio de Janeiro. Então, prepare sua canetinha e seu moleskine, se você não é daqui. E se você é de casa, me acompanha nessa aventura pela nossa cidade de sol!

Soul Local rio inspire 300

Nesse post, vou lançar um desafio! São 07 lugares bacanas para se desfrutar um café da manhã no Rio, ou um chá da tarde, a depender da sua disposição. Que tal tentar conhecer, pelo menos, três desses locais, no Verão? Nos dois primeiros, eu ja sou habituée. Mas, os outros estão na minha mira, ah se estão. Quando eu for a esses locais, mostro pra vocês nas nossas redes sociais com a hashtag #riosoullocal e digo se são ou não são essa Coca-Cola toda que eles parecem ser. ;)

1. Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana

Com vista incrível para a praia de Copacabana e para o mar, esse é um dos meus locais prediletos de todo o Rio! E a tradicional Confeitaria Colombo dispensa apresentações. É mais gostoso se sentar na beirada da mureta que dá para o mar. Só que você precisa se preparar para enfrentar uma fila, se quiser aproveitar melhor a vista que essas mesas proporcionam. No domingo, à tarde, geralmente, rola uma programação musical ao vivo. Perfeito para curtir um pôr do sol mágico!

inspire soul local rio vista forte copacabana

Kids Friendly: Esse programa pode ser facilmente aliado a uma visita ao Museu do Forte de Copacabana. Há canhões antigos que despertam o interesse, mesmo dos menores.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana, Rio de Janeiro | Telefone:(21) 3201-4049 | Horário: terça a domingo, das 10h às 20h | Site: confeitariacolombo.com.br

2. La Bicyclette no Jardim Botânico

Essa padaria, com ares franceses e produtos fresquinhos, se instalou em um casarão charmoso dentro do Jardim Botânico. Depois do café, o passeio continua pelas alamedas do jardim. O acesso ao Jardim Botânico ficou mais complicado depois que o estacionamento foi desativado. Você pode até optar por ir de carro, mas precisa estacionar no Jockey, que fica em frente, porém um pouco distante. O ideal é optar por transporte público.

inspire soul local rio cafe jardim botanico

Kids Friendly: O parquinho das crianças é super bem conservado e agrada em cheio aos pequenos. Também gosto muito de levá-los ao jardim sensorial, que fica próximo à entrada.

Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 – acesso pela antiga entrada para veículos | Horário: 2af: 12-19h/ 3a a 5a: 8:30 – 19h/ sábado, domingo e feriados: 8:30h até o início do espetáculo da programação teatral do Espaço Tom Jobim. | Site: labicyclette.com.br

3. Matuto do Leblon

O restaurante fica dentro do Clube Campestre da Guanabara, num dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, o alto Leblon. Tem decoração acolhedora e temática do Nordeste e serve café da manhã típico da região aos domingos e fins de semana. É um passeio super agradável!

Endereço: Rua Alberto Rangel, 71 – Leblon, Rio de Janeiro | Telefones: 3062-5842 | Horário: Das terças às sextas das 8h às 20h, e sábado e domingo das 9h às 20h | Site: matutodoleblon.com.br

4. Lagoon Gourmet – Quadrifoglio Caffè

A versão mais descontraída do tradicional restaurante Quadrifloglio tem filiais na Barra e no Leblon também. Mas é no Lagoon, que o Café conta com uma charmosa varanda e uma linda vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Dizem que o serviço é atencioso, a despeito do preço ser um pouco salgado. Não abre para o café da manhã.

Kids Friendly: Depois do chá da tarde, o programa pode continuar pelo Parque dos Patins na Lagoa, com muitas opções de diversão para as crianças.

quadrifoglio inspire rio soul local

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa, Rio de Janeiro | Telefones: 2249-8762 / 2244-9628 | Horário: Todos os dias a partir das 12h | Site: Lagoongourmet.com.br

5. Pérgula no Copacabana Palace

Se você quer se sentir um verdadeiro jet setter carioca, esse local é pra você. O restaurante é aberto a não hóspedes e ainda serve um brunch delícia aos domingos. De quebra, dá para apreciar a bela piscina de um dos hotéis mais tradicionais da cidade.

Kids Friendly: Aproveite para, depois, levar as crianças para gastar a energia na areia branca de Copacabana. Ou informe-se sobre as tarifas de Day Use do hotel, para se jogar na piscina.

Copacabana-Palace-Rio-2 pergula rio inspire soul local

Endereço: Avenida Atlântica 1702, Copacabana | Telefone: 2548-7070 | Horário: 7h -10h/ domingos: 13h – 16h | Site: copacabanapalace.com

6. Empório Jardim

Numa rua charmosa do Jardim Botânico, esse mix de padaria, bistrô e empório oferece pães artesanais, com a experiência de uma chef que tem passagem por um dos meus restaurantes prediletos no mundo: o Le Pre Catelan. Isso já conta bastante ponto pra mim. O clima é agradável, com decoração descontraída.

Endereço: Rua Visconde da Graça – 51, Jardim Botânico | Telefone: 2535-9862 | Horário: diariamente, das 08h às 22h | Site: emporiojardimrio.com.br

7. Gringo Café

Uma pausa na praia, por favor, para provar as panquecas, waffles, muffins, cheesecakes e french toasts desse café – literalmente – gringo, em plena Ipanema. Porque eu  já perdi, mesmo, o meu #ProjetoVerão2016. Vou deixá-lo pra 2017. Até lá, não custa nada, ceder a uma gordice aqui ou ali.

Kids Friendly: Nem preciso mencionar o forte apelo para as crianças. Vale levar eles diretamente para gastar energia na praia de Ipanema, depois.

gringo cafe blog noo inspire rio soul local

Endereço: Rua Barão da Torre – 240, Ipanema |Telefone: 3813.3972 | Horário: diariamente, das 08:30h às 23h (sexta e sábado até às 00h)| Site: gringocafe.com

Vamos acrescentar à lista, outros lugares para tomar um senhor café da manhã, aqui no Rio? Me conta seus lugares prediletos, nos comentários. :)

Fotos:  1 e 2. Inspire Blog (feitas com iPhone, não reparem, rsrs!) | 3. Vida Cor de Rosa | 4. Mundos da Bia | 5. Noo